Radio Túnel do Tempo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Máscaras da mentira


Com a máscara da mentira, os discursos políticos ficariam mais responsáveis
"Mas que lugar miserável! Aqui, ao contrário de votos, vou é receber muitas 'mordidas', e ainda terei de abraçar velhinhas e beijar crianças ranhentas, que espero não mijem em mim", pensa o candidato, ao começar uma caminhada política nas comunidades.
"Lá vem aquele cara de novo! Só aparece aqui em época de eleição, prometendo coisas que nunca cumpre. Não pode ver uma velhinha ou uma criança que já vem de beijinhos. Em passada a eleição, esquece da gente e desaparece! Eu vou votar em outro!", pensa um morador do lugar.
"Bom dia, meu chefe!", falou o candidato. "Não podia deixar de passar aqui para ver se o amigo precisa de alguma coisa. Fiquei esperando a tua visita! E a vovó? Tá bem, hem! Dá um abraço apertado aqui pra matar a saudade! E este nenê mais lindo! Vem no colo do tio! Minha gente, conto com o voto de vocês para melhorarmos esta cidade".
"Pode contar com a gente aqui de casa, meu chefe", respondeu o eleitor. "Aqui nós sempre votamos no senhor, e não vai ser diferente desta vez! Vovó, fala pra ele quantos votos nós já conseguimos! Xiii, o nenê fez xixi no patrão! Isto é sinal de sorte!".
Este encontro imaginário entre um candidato e um eleitor sugere que o mundo seria diferente para melhor se, quando alguém mentisse, tivesse que colocar na frente da cara uma daquelas máscaras presas numa varinha de madeira. Ideia que li não me lembro onde!
O sujeito ia falar a verdade, ficava a cara limpa! Mentira à vista, levantaria a máscara do Pinóquio para escondê-la. Quem fingisse acreditar na mentira aplicada empunhava a máscara do Pateta. Com estas máscaras, a mentira estaria atrelada à verdade e somente acreditaria em mentiroso quem quisesse mesmo se enganar!
Houvesse esta “lei” de levantar máscaras na presença da mentira, estas seriam instrumentos obrigatórios em muitas campanhas eleitorais, e talvez até constrangesse alguns candidatos de promessas irrealizáveis.
Há um grande desencontro no discurso político de alguns e o que, na realidade, irão fazer se eleitos. Para compensar, corre risco o candidato que acredita piamente no voto certo que o eleitor lhe prometeu. Valesse esta lei das máscaras, os discursos políticos ficariam mais responsáveis, ainda que muitas candidaturas preferissem empunhar máscaras da mentira, mesmo que corressem o risco de caírem todas na verdade da hora do voto. Verdade que está no voto consciente e livre!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente e pela mesma razão” - Eça de Queiroz.



Segundo o dito popular: “a política é a arte da mentira. Os políticos vencedores são os mais hábeis na arte de mentir, convencendo o povo com seus embustes”. A prática desonesta de alguns políticos brasileiros conseguiu vulgarizar com a máxima profundidade, o conceito de que a política é o poder que vem do povo – tem como origem a união das palavras grega: polis que significa cidade e tikoós, que significa bem comum dos cidadãos – transformando-a em poder de ludibriar o cidadão.
Os políticos brasileiros conseguiram se transformar em “gênios da demagogia”. Usam a arte de manobrar com palavras previamente estudadas para iludir a sociedade. Afinal de contas, uma mentira repetida várias vezes tende a transformar-se em verdade.
Se o político é honesto, suas chances de sair vitorioso em um pleito eleitoral são mínimas, haja visto não usar de métodos escusos para obtenção de verbas que o ajudariam na campanha eleitoral. Portanto, as chances da sociedade elegê-lo diminuem significativamente. Os políticos desonestos são eleitos pelos que usam as seguintes desculpas: “quem não rouba neste país?; ou então: rouba mas faz”.

Infelizmente para os que fazem parte desse segmento, as leis foram elaboradas de maneira contraditória e até ininteligível, uma vez que podem fazer ou transgredir essas leis, dando a oportunidade de reinar em nossa sociedade a “Lei do Desembaraço Político”, que permite ao mal estadista fazer o que mais lhe convir, levando o “poder que vem do povo” à derrotada. A Lei da ficha Limpa deve cair no esquecimento.
A sociedade moderna, principalmente a brasileira, está enfrentando um problema enorme, talvez maior que a corrupção que impera no país, ou seja, a falta de interesse da população pelos assuntos públicos. Para resolvermos este problema ou esta violência praticada por nossos políticos, é necessário que a sociedade civil brasileira se organize e que os cidadãos sejam mais participativos, só assim esse serão punidos pelo direito do povo.
Escrito por Alberto Peixoto


sábado, 25 de agosto de 2012

O falso debate, o que não faço pelo o poder.



Segundo as informações de pessoas ligada ao prefeito, um debate tão esperado por todos os aroeirenses estava preste a acontecer, Chicão x Zeppe. O que mais nos chama atenção foi justamente a forma que o debate foi marcado. Nem um aroeirense sabia do tal debate, a radio comunitário não fez nem uma menção sobre o assunto, e por incrível que pareça, o debate foi marcado em uma emissora de Pernambuco, e segundo o Vereador Eraldo, o ex-prefeito Chicão não estava sabendo do tal debate, pois não recebeu nem um comunicado por parte da radio, em sua palavra o vereador disse: isso é uma vergonha, como pode um homem pra chegar ao poder, começa sua campanha com mentiras? Enganando o povo em dizer que ia haver um debate, sendo esse  com ele? Na realidade, uma armação, uma farsa armada por esse prefeito. Mas isso é bom, o povo já esta vendo as faltas que ele tem para com a população e continua mentindo.
Ele esta vendo a campanha perdida e o desespero esta tomando conta, e com isso a tendência é erra cada vez mais com o povo e mentir. Ele não tem argumentos e vai esta pregando o que ele sempre fez. Mentir.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Em Breve, Aroeiras em Foco de Volta

Em Breve o Blog Aroeiras em Foco, estará trazendo pra você leitores, todos os acontecimentos em nosso municípios, fatos políticos em que muitos estão esquecidos, e muito mais pra você ficar por dentro de tudo que acontece..
Em Breve!!!!